Como Achar Inspirção

Monday, June 02, 2014



Então, nós programamos para toda segunda-feira falar de arte. É claro que o assunto é super amplo e eu quero trazer muitas coisas diferentes. Mas essa semana foi especificamente difícil pra mim em termos de criação. Apesar de conseguir fazer todas as coisas que tinha pra fazer, eu tive alguns problemas pessoais e não consegui sentar e desenhar. E isso, amigos, é muito grave pra mim.
Eu sei que todo mundo tem fases difíceis em termos de criação e acabamos caindo na inércia: se estamos muito parados, a tendência é continuar. Por isso estou num processo de tentar reacender meu potencial criativo!

O que fazer para reacender a Criatividade? 

Eu separei as categorias em coisas que alimentam diferentes áreas. Então ficamos assim:

O Corpo:

  • Comida: É preciso se alimentar bem, mas mais ainda saber o que nos aflige e nos alimentar adequadamente. Se você esta muito ansiosa, dá uma pausa no café. Se está muito sonolenta, um cafézinho faz bem. Eu costumo pensar bem o que estou sentindo e buscar na internet o que estimula a melhora disso.
  • Sono: Sim, é uma questão bem óbvia. Não adianta dormir mal e querer ter vontade de produzir bem. As vezes vale mais passar um dia tentando regular o sono sem cobranças de trabalhar do que ficar dias se arrastando pra conseguir fazer um desenho!
  • Exercício: Não vou mandar ninguém fazer caminhada, calma gente! Me ajuda muito é mexer um pouco, entretanto. Alongamentos básicos, abdominais, qualquer coisa pra focar um pouco no nosso corpo. Não preciso pensar muito sobre as coisas coisas, só pensar nos movimentos e respiração.

A Mente:

  • Pensamentos: Muitas vezes nada vai pro papel porque a gente está tão cheia de ideias ou datas e pressão que a cabeça dá um nó. Então precisamos filtrar os pensamentos. Costumo colocar as coisas que tenho pra fazer num papel, tipo uma lista. Daí separo por urgência. Fico com esse papel pra não ter que ficar pensando nessas coisas, é só ler e fazer as coisas na ordem. Isso alivia muito, e no meio tempo de algumas atividades podemos dar uma parada.
  • Pausa: Sim, procrastinar ajuda. Eu faço pequenas negociações comigo mesma, do tipo, quando vou comer algo, assisto um episódio de uma série, depois volto ao trabalho. Porque ficar horas seguidas em cima de algo enlouquece qualquer um! Veja um filme, um programa bobo na tv, ouça música. A arte não precisa ser sempre sofrida.
  • Inspiração: Fica bem difícil não saber muito bem no que trabalhar alguns dias. Vá pesquisar, olhar outros trabalhos, anote ideias, mesmo que seja uma cor ou um traço. Alimentar a mente com influências não é copiar o trabalho dos outros e sim aumentar nosso conhecimento. Lembre-se que tudo que a gente faz é uma tradução de coisas que vimos e vivemos.

O Emocional:

  • Centrar-se: Trabalhos criativos podem reacender muitas emoções. Difícil não se envolver na criação, o que algumas vezes nos dá medo desse processo. É necessário tentar separar as emoções certas vezes, principalmente para coisas mais simples como o simples exercício. Eu costumo ter uma conversa pessoal de que isso é apenas automático e que não iremos trabalhar algumas ideias. Até agora me obedeci hahaha
  • Colocar pra Fora: Outras vezes, precisamos usar a atividade artística pra liberar algumas coisas. Não tenha medo disso. Desenhe, pinte, monte aquilo que te dói de alguma foram. Eu gosto de lembrar que transformar em matéria aquilo que me machuca ajuda a perceber aquilo como apenas uma coisa. E essas coisas podem ser destruídas por mim mesma. Tente!
  • Compartilhe: Eu deixei de mostrar as coisas que faço e muito deixei de fazer por me comparar com os outros. A questão é que todos estivemos ou estaremos nessa fase que você está agora. Não tenha medo de mostrar o que faz. Muitas críticas produtivas me ajudaram a melhorar meu trabalho, e graças ao fato de eu mostrar meus feitos também consegui entender mais minha produção pelo o que dizem as pessoas. Não tenha medo de dividir, porque é assim que criamos nossa comunidade artística!
Acho que com algumas dessas dicas, já estamos caminhando para um bem-estar que ajuda a criar! E vocês, tem alguma 'técnica' pra ajudar nas secas criativas? Divide com a gente!

You Might Also Like

0 comments

Like us on Facebook

D.I.Y

Flickr Images

Subscribe